domingo, 13 de julho de 2014

Enigma Amazônico:o interesse das organizações não-governamentais (ONGs) pela Amazônia, com a riqueza do seu subsolo e da sua biodiversidade. Seca e Pobreza no Nordeste. Cadê as ONGs?


O Presente post é fruto de um Email que recebi da Professora de Português  Ely Lima,  no qual identifiquei um excelente aporte para estudar duas emblemáticas regiões brasileiras: o nordeste, com sua estiagem secular e seu famoso bioma: a caatinga, com    as famosas flores de mandacaru, como a que vemos ao lado. A  região norte,  marcada pela riqueza da biodiversidade da grande floresta amazônica.

Os  contrastes  observados nas imagens a seguir chamam a atenção para  um fenômeno que tem se multiplicado pelo país afora: as organizações não-governamentais, mais conhecidas como ONGs, entidades  aparentemente  bem intencionadas, mas que têm sido um meio para burlar as leis e sangrar os cofres públicos do país. 


Porque será que as ONGs não se interessam pela região mais pobre do país: o Nordeste ? Temos aqui muitos temas para debate. Confira ! 


                                           Região  Nordeste do Brasil
Vítimas da seca: 12 milhões
Quantidade de ONGs: zero
   
A  resposta para tantos falsos cuidados com a Amazônia está na riqueza encontrada no seu subsolo e na sua fabulosa biodiversidade. Confira !

Saiba mais sobre os biomas do Brasil. Clique no link:


Meio Ambiente, Ecossistemas e Sustentabilidade:os seis biomas brasileiros em Mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

OS SEIS BIOMAS BRASILEIROS  - IBGE Lança o Mapa de Biomas do Brasil  em Comemoração ao Dia Mundial da Biodiversidade     (Brasília, 21 de maio de 2004)

Atividades

1. Pesquise na Internet  sobre o que é uma organização não-governamental e como elas atuam na Amazônia brasileira. 
2. O que você sabe a respeito desses dois biomas brasileiros: caatinga (região nordeste) e bioma amazônia (região norte) ? 
3. Observe o slide subsolo. Quais são as riquezas encontradas no subsolo da amazônia ?
4. Observe o mapa da Amazônia Legal. Escreva os nomes dos estados, suas regiões e respectivas capitais.


3 comentários:

  1. Muito interessante seu post. Realmente temos que nos ater aos verdadeiros propósitos dessas ONGs, que não são poucas e, estranhamente, reunidas em uma única região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Daniel. O Brasil tem importantes biomas, mas só se preocupam com a Amazônia. Porquê ?
      Abr e volte sempre !

      Excluir

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada