terça-feira, 30 de abril de 2013

1º de Maio Dia Mundial do Trabalho. Direitos Trabalhistas no Brasil. Os 70 Anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Trabalho Infantil. Profissões mais Populares


O dia do trabalho é comemorado  todo ano no dia   1º de maio.  No Brasil  e em várias partes do mundo é  feriado nacional, sendo comemorado com muita festa, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios, com os trabalhadores exigindo respeito aos seus direitos trabalhistas.  

História e origem do Dia do Trabalho – como e quando surgiu


No dia 1º de maio de  1886, na industrializada cidade de  Chicago, nos Estados Unidos da América (EUA), milhares de trabalhadores entraram em greve e  foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, como  a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias;  melhores salários,  férias e descanso semanal remunerado. No dia 3 de Maio houve um pequeno  protesto  e a polícia agiu provocando morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio  uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores nas ruas de Chicago. A policia  agiu com muita violência, resultando em mortos e feridos.  Oito líderes  foram presos,  julgados sumariamente e enforcados. Em 1891, a  Internacional Socialista de Bruxelas, capital da Bélgica, país da Europa, proclama o  1º de Maio como dia internacional de reivindicação de condições laborais, reforçando   a ideia de comemorar  o 1º de Maio  como um dia de luta dos trabalhadores. 

       Fatos  históricos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil

Tela Operários de
Tarsila do Amaral
No Brasil, o primeiro de maio é comemorado desde o ano de  1925, por decreto do  então  presidente da República Artur Bernardes. Em 1940, o presidente Getúlio Vargas anunciou o novo salário mínimo. Em 1º de Maio de 1941 foi  criada  a Justiça do Trabalho com o objetivo de  resolver  conflitos entre os trabalhadores e patrões.   Em 21 de março de 1932, o  Presidente Getúlio Bargas instituiu  a obrigatoriedade da Carteira de Trabalho. Em 1943 assinou um conjunto de leis para proteger as relações de trabalho, que se chamou CLT, que completa 70 anos. 

OS 70 ANOS DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO (CLT)

A CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. Seu principal objetivo é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho. A CLT é o resultado de 13 anos de trabalho - desde o início do Estado Novo até 1943 - a qual deu ao Brasil  uma legislação trabalhista para atender à necessidade de proteção do trabalhador.A Consolidação das Leis do Trabalho, cuja sigla é CLT, regulamenta as relações trabalhistas, tanto do trabalho urbano quanto do rural

Desde sua publicação já sofreu várias alterações, visando adaptar o texto às  questões trabalhistas atuais. Apesar disso, ela  precisa ser atualizada para atender aos terceirizados, aos empregados domésticos, aos trabalhadores rurais, e àqueles que trabalham na informalidade, ou seja, sem registro na carteira profissional. Seus principais assuntos são:

1) Registro do Trabalhador/ Carteira de Trabalho; 2) Jornada de trabalho; 3) período de descanso e Férias; 4) medicina do trabalho; 5) categorias especiais de trabalhadores; 6) proteção do trabalho da mulher; 7) contratos individuais de trabalho; 8) organização sindical; 9) convenções coletivas; 10) fiscalização. 
        As Profissões Mais Populares

Professor, médico, o lavrador, o policial, o médico veterinário, que cuida dos animais, o operário da fábrica, o sapateiro, o estudante, o empregado doméstico, o vendedor ambulante (camelô) são todos trabalhadores. O trabalho é importante tanto para o trabalhador, que recebe o salário para o seu sustento, quanto para o patrão que precisa do  serviço dos seus trabalhadores. 

Trabalho Infantil

trabalho no Brasil é proibido para menores de 14 anos, mas  dos 14 aos  15 anos,  é permitido na condição de aprendiz. Entre os 16 e 17 anos o trabalho é liberado, desde que não prejudique os estudos e  que não ocorra em condições insalubres e com jornada noturna. Muitas famílias pobres colocam seus filhos para trabalhar, mas os estudos poderão ajudar muito mais seus filhos no  futuro. 

   Amplie seus conhecimentos. Leia a PEC das domésticas

27 de Abril comemora-se o dia nacional do trabalhador doméstico. A nova lei sobre o trabalho doméstico é promulgada e passa a valer: A PEC das domésticas             Clique no link: 

    http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2011/04/27-de-abril-comemora-se-o-dia-nacional.html

 CLT  Completa  70 Anos 

http://oglobo.globo.com/infograficos/clt-70-anos/

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/70-anos-e-497-mudancas-depois-clt-continua-incompleta


1º de Maio –Músicas Sobre a Luta dos Trabalhadores

Ouça as músicas abaixo, de autores brasileiros. Entenda a luta dos trabalhadores no Brasil e no  mundo inteiro.Clique nos links para conhecer as letras  das músicas na íntegra.  

 “Construção'' – Chico Buarque  de Holanda

E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
A mais marcante expressão da MPB sobre a condição do homem desumanizado e descartável, transformado em máquina e visto como tal pela sociedade.

''Comida'' – Titãs

A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte



Música: Cidadão

Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição, era quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado 
"Tu tá aí admirado ou tá querendo roubar" ? ...
Autor:  Lúcio Barbosa
Cantor: Zé Ramalho 
Fonte; http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/ze-ramalho/cidadao/1057223


Educação Infantil: Dia do trabalho 

5 comentários:

  1. Olá Cláudia Martins,
    Parabéns pelo seu blog e pelo conteúdo, especialmente a publicação sobre o dia do Trabalho.
    Conheci o seu blog através da lista de história da educação da qual também sou membro e compartilhamos a opinião na publicação sobre a situação dos trabalhadores-professores de São Paulo.
    Também fiz especialização em mídias na educação pelo na plataforma do e-ProInfo, faço especialização em EAD pela UFF-PIGEAD e atuo nas redes Estadual e Municipal do Rio de Janeiro como Prof. de Geografia.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: esqueci de comentar que vou utilizar a sua postagem sobre o dia do Trabalho no CREJA - Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos.
    Abç,
    Marcos
    www.creja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Uma curiosidade: por que o nome serravallenaafricadosul como nome?

    ResponderExcluir
  4. Marcos Aurélio, meu colega carioca ! rsr
    Que legal, cara! Sempre vejo vc mandando ver no grupo. Gosto muito de usas intervenções. Vc é muito antenado. Rapaz, vc tem um currículo invejável. Parabéns !
    Nossos colegas do Brasil inteiro passam por momentos difíceis,pois o atual governo só tem papo. Nos nossos contracheques não acontece nada. Aqui na Bahia, o governo do PT deu 2,5% de aumento aos funcionários públicos. No poder, eles repetem com muito maior crueldade o que fingiram combater quando eram oposição. Uma vergonha!
    Claro que vc pode usar o post com seus alunos. Este é o meu objetivo. Quero que meus colegas usem meus blogs como suportes para suas aulas e com seus alunos. Que os estudantes e o público, em geral, os identifiquem como fontes seguras de pesquisa.
    O nome Serravalle na África do Sul, é porque criei o blog quando da copa de futebol naquele país, em 2010. Aproveitamos e fizemos um projeto para estudar a África com os alunos. Raphael Serravalle é o nome do colégio. Espero ter explicado (rsr). Valeu, colega! Ótima semana e Bom trabalho! Recomendações a seus pupilos. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Marcos,
    Seus blogs são fantásticos, muito ricos. Parabéns ! Estou seguindo desde o dia que descobrir que vc nos deu a honra de nos seguir. Fiquei encantada vendo seus alunos no laboratório de informática e morrendo de pena dos meus, que não têm esse privilégio, pois o laboratório não funciona e vive fechado. Uma vergonha! Essa é a educação que temos na vida real. Fico feliz q goste do blog. Obrigada.
    Fique com Deus ! Amém !

    ResponderExcluir

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada