domingo, 15 de julho de 2012

Meio Ambiente, Ecossistemas e Sustentabilidade:os seis biomas brasileiros em Mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

OS SEIS BIOMAS BRASILEIROS  - IBGE Lança o Mapa de Biomas do Brasil  em Comemoração ao Dia Mundial da Biodiversidade     (Brasília, 21 de maio de 2004)

Agora é oficial: o Brasil tem seis biomas, de acordo com mapa publicado pelo IBGE em maio de 2004. Aquela variedade de classificações cujas nomenclaturas seguiam o entendimento de cada autor de livro, foi normatizada  oficialmente. Agora professores e estudantes  sentem-se mais seguros na hora de pesquisar o assunto. Lembramos que só os livros publicados depois de maio de 2004 trazem essa nova classificação, que ficou assim:             
1- Bioma Caatinga – do tupi: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca. Cobre todos os estados da Região  Nordeste  (mas apenas 1% do Maranhão, no entanto,   100% do Ceará) e  parte do norte de Minas Gerais , na Região  Sudeste.  Foto: um pé de mandacaru, planta típica da caatinga, com flores e frutos 
Vídeo: Veja a realidade da caatinga, bioma que já teve 40% da área devastada. Clique aqui

28 de abril é o Dia Nacional da Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro e quase que totalmente nordestino. É o terceiro ecossistema brasileiro mais degradado, atrás apenas da Mata Atlântica e do Cerrado, mais uma razão para que apoiemos a PEC 504/10, que institui a Caatinga e o Cerrado como patrimônios nacionais. A Caatinga é a terra nativa das plantas:  aroeira,  umbu,  mandacaru e do juazeiro; dos animais:  asa-branca (pomba), cotia e do tatu-bola. Mas é principalmente a terra natal do sertanejo, herói que orgulha o Brasil.
2- Bioma Pantanal: corta a região centro-oeste. Estende-se pelo Brasil, Bolívia e Paraguai, nossos vizinhos da América do Sul, mas  70% de sua área está   nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil.
3- Bioma Pampa ou Campos do Sul ou Campos Sulinos: Região Sul - Os Campos da região Sul do Brasil são chamados de “pampa”, termo de origem indígena, que significa “região plana”. No Brasil o Pampa só cobre o Rio Grande do Sul, ocupando 63% do seu território. Cobre Argentina e Uruguai, nossos vizinhos na América do Sul.
                          
4- Bioma Mata atlântica:  bioma da costa brasileira, que se estende do litoral do  Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul,  alargando-se de forma significativa para o interior em  Minas  Gerais e São  Paulo. Era o mais rico  do Brasil em biodiversidade. Hoje é o mais devastado, restando apenas  7% de sua cobertura 
vegetal.   Foto: fauna (animais) da mata atlântica
Vídeo (4 minutos) - Biomas do Brasil: a Mata Atlântica


5-  Bioma Amazônia: A floresta amazônica é um ecossistema autossustentável, que se mantém com seus próprios nutrientes em um ciclo permanente.  Abriga a maior  diversidade biológica do planeta e escoa 20% de toda água doce da Terra. Cobre todos os estados da Região Norte   e mais da metade do Mato Grosso (54%) na região centro-oeste e Maranhão (34%) na região nordeste. Inclui terras de países vizinhos do Brasil na América do Sul: as Guianas, Suriname, Guiana Francesa, Venezuela, pequena porção da Colômbia,  Equador, Peru e Bolívia, que formam a Amazônia Internacional. Saiba mais sobre a fauna da Amazônia. Conheça 10 criaturas bizarras da floresta amazônica. Clique aqui.    
Foto: a vitória régia, uma planta aquática muito comum na Amazônia e  típica daquele ecossistema. 
Vídeo (06 minutos)  Biomas do Brasil: a maior biodiversidade do planeta Clique aqui
                                                                                           Foto: a flor do cerrado  
6- Bioma Cerrado: é o segundo bioma mais extenso do Brasil e domina a Região Centro-Oeste. Ocupa a totalidade do Distrito Federal (Brasília), mais da metade dos estados de Goiás (97%), o Maranhão na Região Nordeste (65%), Mato Grosso do Sul (61%), Minas Gerais na Região Sudeste (57%) e Tocantins na região norte (91%), além de porções de outros seis estados.
Vídeo que recomendamos 
Biomas: as belezas e os problemas do cerrado clique  aqui
Saiba mais.  Leia a informação completa clicando no link abaixo (biomas brasileiros ). Uma apresentação em Power Point para  tornar o estudo mais interessante para  você. 
   Clique aqui: Os  Biomas Brasileiros   

Leia mais sobre Biomas Brasileiros
http://www.ecoturismoaventura.com.br/brasil/biomas.htm?id_noticia=169&id_pagina=1%2520http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp%3fmateriaid=212

ECOSSISTEMA BRASILEIRO: CONHEÇA 10 ANIMAIS ESTRANHOS   E EXÓTICOS DA FAUNA BRASILEIRA


O Brasil  se caracteriza pela multiculturalidade presente  nas etnias humanas e por sua biodiversidade na flora (plantas) e na fauna (animais).   Conheça a diversidade  da fauna brasileira. Confira a lista de dez animais exóticos do país.     Clique  aqui.


A preguiça - tem aparência esquisita, movimentos lentos e sem energia são suas principais características. Vive pendurada nas copas das árvores do Brasil, Nicarágua e Peru. A preguiça tem dedos com garras curvas gigantes que parecem ganchos. Usa para se defender, mas por ser tão pacato, geralmente só  usa para ficar parecendo uma rede em um galho de árvores. 

O Macaco Uacari (Cacajao calvus)- é uma espécie raríssima que vive nas florestas ao norte da Amazônia. Esse animal estranho encontrado no Brasil e no Peru está listado como uma espécie em extinção; ele é especialmente vulnerável devido à perda de seu habitat, e por ser caçado para a alimentação.

Para  ampliar o seu estudo, assista  ao vídeo Fractais: a geometria da natureza,  que nos apresenta  uma ciência nova: a Geometria da Natureza ou Geometria dos Fractais, do Professor da rede pública estadual, Adelmo Brito. Que relação você estabelece entre as imagens ali vistas e o nosso ecossistema. Clique aqui                                       Bons estudos ! 

Veja neste blog: 

Projeto meio ambiente e sustentabilidade na escola. Apresentação da peça teatral A Missão de Alice e A Carta de 2070 em comemoração ao 5 de Junho dia do meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada