sexta-feira, 20 de julho de 2012

7 de Outubro de 2012: eleições municipais no Brasil para escolher Prefeitos e Vereadores. Simulação na Urna Eletrônica: aprenda a votar. Vote na democracia ! O Futuro Agradece !



Em 2012 teremos eleições municipais no Brasil, onde iremos escolher nossos representantes no Poder Executivo Municipal  (o Prefeito e o Vice) e no Poder Legislativo Municipal (os vereadores).  

O primeiro turno ocorrerá  no próximo dia 7 de  Outubro, enquanto o segundo turno será dia 28 de outubro.  Oitenta e três municípios do Brasil com mais de 200 mil eleitores poderão ter segundo turno naquela data.

Pelo artigo 29, Inciso II da Constituição Federal,  é necessária a realização de segundo turno  quando nenhum dos candidatos obtém, em primeiro turno, mais do que a metade  dos votos válidos dados a todos os candidatos que concorreram.  

Das 26 capitais dos Estados brasileiros, 24 têm mais de 200 mil eleitores e podem ter segundo turno  com a participação dos dois candidatos a prefeito mais votados nessas cidades. 

Prefeito, seu vice e os Vereadores têm   grande importância para a vida de cada um de nós, pois eles irão governar a nossa cidade.  O Brasil tem 26 estados e 5.565 municípios (cidades)

Em Brasília, a capital do país,  não tem eleição para prefeitos e vereadores. Serão eleitos, portanto, 5.565 prefeitos no Brasil, incluindo os das 26 capitais dos estados, bem como os vereadores de todas essas cidades.  Os  vereadores eleitos irão fazer as leis da sua cidade, e juntos com o prefeito e o vice irão governar por 4 anos. 



Veja a ordem de votação na urna eletrônica: primeiro você vota no vereador, que tem cinco números. Depois você vota no candidato a Prefeito, que tem dois números.  Vejamos:

1- Vereador: digite os 5 números do seu candidato. Aparece a foto. Confirme apertando o botão verde. Se errar, aperte  Corrigir (botão laranja).  

2- Prefeito: são dois números. Digite o número do seu candidato. Aparece a foto dele e de seu vice. Aperte o botão verde. Confirme. Pronto ! Você cumpriu seu dever com o sua cidade. Serão quatro anos de uma boa ou má escolha. 

Não  esqueça: Leve os números anotados.Leve o título de eleitor, para saber onde fica sua seção.Não esqueça de levar um documento oficial com foto: Identidade ou Passaporte, Carteira de Motorista ou de Trabalho.  
                 
                                           Justificativa do Voto.  Formulário de Justificativa

Para justificar a ausência em seu domicílio eleitoral, o eleitor deve comparecer a um posto ou cartório eleitoral levando identidade com foto e dados do título de eleitor. Se não tiver os dados do título, ver o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado. 

Os formulários de justificativa estarão disponíveis em postos, como os correios, cartórios eleitorais e no site do TRE.  Só pode assinar esse requerimento na frente do mesário, na hora em que for fazer a justificativa, mas o preenchimento pode ser feito antes e entregue no dia da votação. 

Caso não seja entregue nesse dia, tem até 60 dias após o turno em que se ausentou.  Se não compareceu à votação, mesmo presente em seu domicílio eleitoral, justifique em até 60 dias após a data do turno que não compareceu ou estava impossibilitado de efetuar a justificativa no dia da eleição, sob pena de ser multado. 

Se não  pagar a multa, ficará em débito com a Justiça Eleitoral e terá alguns direitos suspensos, como: tirar passaporte, fazer matrícula em estabelecimentos oficiais, realizar empréstimos ou se inscrever em concurso público. 

Veja neste blog mais informações sobre o valor do voto e  como votar.

Clique aqui

Mais informações sobre os municípios do Brasil:    Clique aqui

4 comentários:

  1. Dificilmente no Braasil se consegue indicação patidária para ser candidato se já não tiver sido aprovado em curso de bandidagem.

    ResponderExcluir
  2. Olá, anônimo !
    Vá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), se vc mora na capital ou ao fórum da sua cidade e peça a relação dos partidos políticos com o endereço. Filie-se e saia candidato. Boa sorte !
    Volte sempre ! Forte abraço !

    ResponderExcluir
  3. Eleição é uma guerra de vontades. O fito único é a vitória. E para governar será usada a maioria, que não guerreou.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, garota. Mas ninguém luta para ser derrotado. rsr
    Obrigada por sua participação aqui. Volte sempre ! Abraços !

    ResponderExcluir

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada