sexta-feira, 30 de março de 2012

22 de Março Dia Mundial da Água. Declaração Universal dos Direitos da Água. Ciclo da Água. Doenças transmitidas pela água. Sociedades Hidráulicas. Década Internacional para Ação “Água, Fonte de Vida”


O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecendo que  todo  22 de Março de cada ano deve celebrar  esse recurso natural indispensável a todos os seres vivos.

Água limpa é um direito nem sempre ao alcance de todos que vivem na terra, que tem um total de 7 bilhões de habitantes. Cerca de 1  bilhão de pessoas têm acesso a fontes de águas tratadas, enquanto 2,5 bilhões vivem sem saneamento básico, ou seja, não tem água tratada, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas, coleta e tratamento do lixo, que   evitem a contaminação e proliferação de doenças e  garanta  a preservação do meio ambiente. Dois terços da área do  nosso Planeta  é formado só de água, o que dá a impressão de haver água sobrando para a população, o que não é verdade. Vejamos:
Rio da Bacia Amazônica /Brasil
97% da água do planeta vem do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada pela indústria; 1,75% é  gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior da terra. Para o consumo de mais de sete  bilhões de pessoas temos apenas  0,007% do total de água potável, ou seja, própria para o consumo. 
Some-se o despejo de lixo e esgoto  nos rios, as indústrias que  jogam  água quente matando  os peixes,  veremos que a  conscientização das pessoas no sentido de  evitar  o   desperdício e a poluição das águas e do meio ambiente é  imperativo.
Essa agressão a um recurso natural indispensável à sobrevivência humana levou  a Organização das Nações Unidas (ONU) a  criar  o  Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992. No Brasil,  em 10 de dezembro de 2002, o Senado  Federal aprovou o Dia Nacional da Água, destacando  que a sociedade brasileira deve   debater os problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.   O Brasil  tem a maior reserva de água doce do mundo,  em torno de 12 %,  disponível em rios,  a  exemplo dos situados na Bacia Amazônica,  que abriga o  maior rio do mundo em extensão e volume d'água, o Rio  Amazonas.
A ONU  elaborou um documento trazendo  informações e  estímulos à  cultura da preservação ambiental e  consciência ecológica em relação à água, que chamou de Declaração Universal dos Direitos da Água, que citamos abaixo.
Na foto ao lado, dois adolescentes  sudaneses bebem água num   pântano com tubos plásticos,  especialmente concebidos para este fim. Funcionam como  filtro  e servem  para filtrar as larvas flutuantes responsáveis pela enfermidade da lombriga de Guiné.  O programa distribuiu milhões de tubos e já  conseguiu reduzir em 70%  esta enfermidade debilitante. 

A Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente,  cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.  Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.  Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.  Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.  Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.  Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.  Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.  Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.  Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.  Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Estados Físicos da Água 


Na natureza, a água pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. 

Observe as imagens, analise cada um deles e complete as lacunas: a)  a água saindo da torneira  está no estado .........; 
b) a água colocada   nas forminhas vira  gelo, passando para o estado.........;   c)  a água evaporada da roupa que colocamos para secar passa para o estado.....
O estado líquido é o mais comum, pois está mais presente em nosso dia a dia. É a água que bebemos, tomamos banho, lavamos roupa, louças  etc. Na natureza, a água neste estado  está nos mares, rios, lagos, riachos. 

No estado sólido, a água se apresenta na forma de gelo. Neste estado físico, ela é mais comum em regiões frias, com na Antártida  e nos Polo Norte e Sul.

A água é encontrada no estado gasoso após passar pelo processo de evaporação. Quando fervemos a água em casa, ela também muda do estado líquido para o gasoso, através do processo de ebulição.

Num dia de muito calor, por exemplo, a água dos rios, mares e até da roupa que estendemos no varal é transformada em vapor de água.

A água  pode passar do estado físico líquido para o sólido de forma artificial, ou seja, quando colocamos água no congelador de nossas geladeiras.

Ciclo da Água Narrado. Assista ao vídeo sobre  o ciclo da água, que  mostra como ela  se recicla. A água que você bebe hoje é a mesma  que os dinossauros beberam há milhões de anos atras. Ela não muda, a não ser  quando a poluição aumenta  o custo do  tratamento  para deixá-la potável e acessível a todos.  Clique na frase Ciclo da Água Narrado 
http://www.youtube.com/watch?v=bR1KCnGRXVU

                                          Ciclo da Água: o que é o ciclo da água ?


A  água circula na natureza e muda de estado físico. Ela passa pelos rios, mares, pelo solo, pela atmosfera e pelo corpo dos seres vivos. Esse movimento  leva o nome de  ciclo da água, também chamado ciclo hidrológico. É o calor do Sol que faz a água dos oceanos, rios e lagos evaporar. Portanto, pode-se dizer que o ciclo da água é "movido por energia solar."
O ciclo da água corresponde ao conjunto de mudanças de lugar e de estado físico,  que acontecem com a água ao longo do tempo. As fases do ciclo da água são: evaporação, condensação, solidificação e precipitação.  O ciclo da água é conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico e refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a HidrologiaA água apresenta dois ciclos:   Ciclo curto ou pequeno: é aquele que ocorre pela lenta evaporação da água dos mares, rios, lagos e lagos, formando nuvens. Estas se condensam, voltando a superfície na forma de chuva ou neve;  Ciclo longo: É aquele em que a água passa pelo corpo dos seres vivos antes de voltar ao ambiente. A água é retirada do solo através das raízes das plantas sendo utilizada para a fotossíntese ou passada para outros animais através da cadeia alimentar. A água volta a atmosfera através da respiração, transpiração, fezes e urina.  
Saiba mais. Acesse os links abaixo. Veja um power point  muito objetivo sobre os Ciclos da Água. Clique no link   http://pt.scribd.com/fullscreen/25309342?access_key=key-16gcel465g9wzs2hl7wj
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5033/open/file/index.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia27.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_hidrol%C3%B3gico

Breve História da Relação do Homem com as Águas –  As Sociedades  Hidráulicas

O homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares,  garantindo seu sustento através da pesca e da agricultura, dando ideia do quanto somos  dependentes  da água desde os primórdios da nossa existência.
As grandes civilizações surgiram de um modo geral, por causa das tribos nômades que se estabeleceram em um determinado local, dando origem ao sedentarismo em oposição ao nomadismo. O fator decisivo para que essas tribos pudessem criar raízes num local, foi a presença de dois recursos básicos:  água e terra. Com água em abundância  e  terra fértil para plantar, colher, criar animais e controlar a produção de comida, não  haveria necessidade de se mudar continuamente (nomadismo).
Com exceção  dos  gregos e fenícios, que se desenvolveram à beira mar (Mar Mediterrâneo), as grandes  civilizações humanas nasceram e se desenvolveram às margens de grandes rios –   são as chamadas  Civilizações de Regadio ou Civilizações Hidráulicas ou Sociedades  Hidráulicas.
Dá-se o nome de civilização ao  povo que domina a escrita, tem governo e  sociedade  hierarquizada   dividida  entre dominantes e dominados,  e que  vive em cidades equipadas por  casas, templos, palácios, túmulos etc. A maioria das civilizações da Antiguidade desenvolveu-se na Região do Crescente Fértil, que tem esse nome em referência ao arco formado pelas diferentes zonas  da área  que se assemelham à Lua Crescente. Estende-se  das planícies  do rio Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo,    Penínsulas Arábica e da Mesopotâmia,  até o Golfo Pérsico.
A religião era politeísta e o deus Sol, era um dos mais importantes, além dos deuses das águas, como o deus  Oceano, que é tão antigo como o mundo, sendo   representado  sob a forma de um velho, sentado sobre as ondas, com uma lança na mão e um monstro marinho ao seu lado. Esse velho segura uma urna e despeja água, símbolo do mar, dos rios e das fontes. Para os egípcios, por exemplo,  Khnum  era o deus da  criatividade e controlador das águas do rio Nilo. Netuno  era o  deus romano do mar, inspirado no deus grego Poseidon ou Posídon,  deus do mar, originariamente  deus das fontes e das correntes de água. Para as religiões de matrizes africanas  Oxum  é a deusa da água doce, do ouro, da fertilidade e do amor, sendo sincretizada com  Nossa Senhora das Candeias. 

    ONU Declara 2005-2015 Como Década Internacional para Ação “Água, Fonte de Vida” 

"Baseado no título do primeiro Relatório Mundial de Desenvolvimento de Recursos “Água para as pessoas; água, fonte de vida”, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu proclamar, por meio da Resolução A/RES/58/217 [PDF - 29 KB], o período de 2005 a 2015 como a Década Internacional para Ação, “Água, fonte de vida”, iniciando-se no Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2005. Foto: Logotipo do Ano Internacional da Cooperação da Água (ONU) 
A Resolução afirma que o objetivo principal da Década deve ser um foco maior nas questões relacionadas à água em todos os níveis, bem como na implementação de programas relacionados à água de forma a atingir os objetivos acordados internacionalmente sobre questões ligadas à água contidos na Agenda 21, nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e no Plano de Implementação de Johannesburgo".  

Para sua Reflexão: A água é um recurso finito, ou seja, tem fim.  O que você faz para economizar água no seu dia-adia? Você sabia ?
1) O ser humano pode ficar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem beber água. 2) O corpo humano tem na sua composição 75% (¾) de água. 3) Uma  torneira pingando, desperdiça 46 litros de água por dia, isto é, 1.380 de litros de água por mês. 4) Um  buraco bem pequeno no encanamento pode  desperdiçar  até 3.200 litros de água  por dia, ou seja, mais de 3 caixas d'água.  Gráfico com o consumo de água por setor no Brasil. Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/agua-9.php

 Doenças transmitidas pela água contaminada: 7 passos para lavar bem as mãos 
Veja a letra da música   Lavar As Mãos, de  Arnaldo Antunes.  Assista ao vídeo que mostra a importância desse ato tão importante para a nossa saúde.  Veja como devemos lavar as mãos e evitar doenças. 


A água é indispensável  à saúde humana, mas, quando não é  tratada traz muitas doenças para as pessoas.  As doenças  são causadas por micro-organismos presentes na água contaminada por fezes humanas e de animais, os chamados coliformes fecais. É comum  em regiões onde não há saneamento básico, ou seja, o não tratamento do esgoto. A água  usada no banho e  na alimentação fica contaminada. Os sintomas dessas doenças incluem dores musculares, dor de cabeça, diarreia e vômito. Ao menor sintoma, é preciso procurar um médico. As principais doenças causadas pela água contaminada e suas principais características são: 
1) Hepatite A - é uma infecção viral,  contraída  por via oral.  A transmissão se dá por meio de alimentos contaminados diretamente com as fezes de pessoas infectadas pela Hepatite A. Também quando não  lavamos as mãos  depois de  evacuar ou usar o vaso sanitário, antes de preparar ou comer os alimentos. Praias, lagos e rios que recebem esgoto não tratado também são focos de transmissão.
Depois que a pessoas é contaminada pela hepatite A apresenta os seguintes sintomas:  diarreia, perda de apetite, náuseas, fraqueza, vomito, dores musculares, de cabeça e febre. Em média, uma semana depois surge a icterícia, que é quando a pele e os olhos ficam amarelados.
2) Cólera -  é causada pela bactéria vibriocholerae. A doença se caracteriza por intenso quadro de diarreia que leva rapidamente à desidratação. É transmitida por via oral, sobretudo por alimentos contaminados.
3) Leptospirose - os principais transmissores são os ratos de esgoto. A doença é contraída pelo consumo ou contato direto com líquidos e alimentos contaminados com a urina de ratos. As enchentes aumentam os riscos de contágio. Entre os sintomas se destacam: febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos e diarreia, além dos olhos vermelhos.
4) Esquistossomose - é também chamada Xistosa ou xistosoma, ou doença do caramujo. É provocada por um verme chamado esquistossomo. Esse verme fica nas veias do intestino e pode provocar:  diarreia, emagrecimento, dores na barriga, que aumentam muito de volume (barriga-d'água), e problemas em vários órgãos do corpo. Assim como as outras doenças, é contraída principalmente pelo contato e consumo de água contaminada.
Leia mais. Clique no link  http://www.mdsaude.com/2012/01/doencas-da-agua.html 

Veja neste blog temas relacionados  ao  Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável = Progresso . Acesse os links abaixo.
1)Clique aqui.   Rio + 20 
2) 5 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente:   clique aqui
3) A Primeira Usina de Ondas do Brasil já Funciona no Ceará. Conheça as Fontes de Energias Limpas, Renováveis, Inteligentes. Clique aqui 
Referências (sites consultados em 21/03/2012)          
Divindades do Mar  e das Águas. Disponível em:

9 comentários:

  1. Muito bom Cláudia! Você como sempre, antenada. Parabéns!

    Beijo,
    Nielzia (NTE15)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nielza !
      Que prazer, menina ! Quanto tempo, hein?
      Obrigada por seguir-me no blog.
      Acessei o seu - Ilha de Maré é Mara. Adorei !
      Recomendo
      http://ilhademareemara.blogspot.com.br/
      Mil bjssss

      Excluir
  2. OI PRO PASSEI PRA LHE DIZER K ESTOU APRENDENDO MUITO NO SEU BLOG MUITAS COIZAS INTERESANTES E VENHO A DIZER AOS COLEGAS SE QUER ADIQUIRI MAS CONHECIMENTO E SO DA UMA PASSA DINHA NO BLOG SERRAVALHE NA AFRICA DO SUL

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alexandro,
    Desculpe por não ter respondido seu carinhoso e significativo comentário. Foi num período em que eu estava muito aflita com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da minha Pós-Graduação. Valeu ! Mais uma vez, obrigada.
    Forte abraço !

    ResponderExcluir
  4. Hellen,

    Será um prazer ! Este é o meu objetivo. Quero ajudar alunos e professores no processo ensino-aprendizagem. Faça bom uso em suas aulas. Recomende-nos a seus alunos e demais contatos. Aproveite e siga nosso blog. rsr
    Boa Sorte ! Forte abraço !

    ResponderExcluir
  5. Foi muito útil a minha pesquisa no seu blog! ;) ai eu levei nota 10 na aula de ciências ano passado Beijos e Abraços! ;*

    ResponderExcluir
  6. Puxa, João !
    Que lindo ! Estou muito feliz, não só por este comentário, por sua nota DEZ em ciências, por perceber que vc é um garoto nota DEZ(rsr), mas também pelo fato de vc estar seguindo nosso blog. Nossa!Que presente! Volte sempre, viu ? Recomende-nos! (rsr). Continue estudando e se esforçando para tirar DEZ em tudo(rsr). Vc é muito lindo! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Cláudia

    Realmente ficou ótimo. Solicitei ser tua seguidora para futuras consultas.
    Um grande abraço.

    Jac

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jac, muitíssimo obrigada. Fico honrada em tê-la seguindo o nosso blog. Volte sempre e recomende-nos aos seus contatos. Forte abraço!

    ResponderExcluir

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada