quinta-feira, 21 de junho de 2012

RIO + 20 CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE 20 A 22 DE JUNHO NO RIO DE JANEIRO

A cidade do Rio de Janeiro sediará a Rio + 20, Conferência das Nações Unidas (ONU), no período de 20 a 22 de Junho de 2012.
A cidade que será palco de importantes eventos no mundo dos esportes, como a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a exemplo do que ocorreu com a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), a Rio 1992 - ou Eco-92,  tem agora a chance de mais uma vez discutir um tema muito caro á humanidade nos dias atuais: o desenvolvimento sustentável. Terá a chance de viver mais um momento de celebração ao meio ambiente e conscientização dos povos sobre a necessidade de somar progresso + respeito à natureza, a melhor tradução de desenvolvimento sustentável. O evento marca o 20º aniversário da Conferência Rio-92 e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD) ocorrida em Johanesburgo em 2002. Chefes de Estado e de Governos de todo o mundo estarão no Rio.

Foto da  neozelandesa Brittany Trilford, de 17 anos  na abertura da Conferência 

Objetivo da Conferência
A Conferência tem como objetivo "assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes".
Temas que serão discutidos na Conferência - os dois temas em foco na Conferência serão:
(a) uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; (b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
O Que é Economia Verde ?  A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza
Economia verde e desenvolvimento sustentável se entrelaçam, e não é coisa nova. Remonta há cerca de dez mil anos atrás, com a descoberta da agriculrura e a passagem do nomadismo para o sedentarismo.  "O conceito de economia verde concentra-se principalmente na interseção entre o ambiente e a economia". 
Tive a sorte de constatar o entrelaçamento entre o verde da floresta e a economia,  na cidade de Manaus, capital do estado do  Amazonas, que tem 90% de sua floresta preservada, tentando harmonizar os três componentes da concepção de desenvolvimento sustentável: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica e a sustentabilidade sócio-política. A cidade vive um clima de harmonia do homem com a natureza e a erradicação da pobreza, com o progresso que chega à região, seja por meio do aumento do fluxo do turismo, seja por meio da convivência racional com a floresta.
O Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Não há uma definição padronizada para esse conceito, mas de acordo com a wikipédia, "desenvolvimento sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental.  O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras".
O campo do desenvolvimento sustentável pode ser dividido em três componentes: a) a sustentabilidade ambiental; b) sustentabilidade económica c) sustentabilidade sócio-política.
Em resumo, desenvolvimento sustentável é a capacidade de promover o progresso sem destruir a natureza.
Breve História do Conceito de Desenvolvimento Sustentável nas Nações Unidas
Em junho de 1992, a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), realizada no Rio de Janeiro, adotou uma agenda para o meio ambiente e o desenvolvimento no século 21 - a famosa Agenda 21: um Programa de Ação para o Desenvolvimento Sustentável que contém a Declaração do Rio sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, na qual se reconhece o direito de cada nação de buscar progresso social e econômico e atribui a cada país a responsabilidade de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, bem como a Afirmação dos Princípios da Floresta. É importante ressaltar a aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro, que você pode acompanhar no Ecosenado, que indicamos nas referências.
O espírito da conferência foi traduzido pela expressão "Harmonia com a Natureza", trazido à tona pelo primeiro princípio da Declaração do Rio: " Os Seres humanos estão no centro da preocupação com o desenvolvimento sustentável. Eles têm direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com a natureza" Na linha desse raciocínio trazemos à baila a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na Bacia do Rio Xingu, no interior do Pará, estado da Região Amazônica, que tem gerado muitas discussões e polêmicas sobre o impacto ambiental. O que tenho lido vai numa direção de garantir progresso com a geração de energia elétrica associado ao respeito ao meio ambiente. Disponibilizamos a Home da Norte Energia, encarregada da construção da usina, bem como a Home da Conferência, que trazem inúmeros vídeos e muitas informações importantes sobre desenvolvimento sustentável.  Informe-se sobre o que o Brasil e mundo estão fazendo para tornar o nosso planeta habitável e ajustado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, o progresso aliado ao respeito ás Leis da Natureza.  A Cúpula dos Povos. 
Temas que sugerimos para debates sobre desenvolvimento sustentável - um conceito universal:
Desenvolvimento Sustentável : a relação do homem com o meio ambiente;
1) A Usina Hidrelétrica de Belo Monte: desenvolvimento sustentável ou atentado à sustentabilidade ?
2) A polêmica sobre o uso de sacolinhas plásticas e sustentabilidade Ainda no quesito sustentabilidade, trazemos a versão da Plastivida – Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, sobre o uso nocivo desses materiais para o meio ambiente. Conheça a versão dos fabricantes de plásticos no site da Plastivida, abaixo.
3) "Cumpram o que prometeram", pede jovem de 17 anos à plenária da Rio +20

A neozelandesa Brittany Trilford repete o chamado feito por Severn Suzuki em 1992 e desafia os chefes de estado: "Estão aqui para fazer bonito ou para nos salvar?" Leia mais clicando na frase: o futuro: vídeo com a jovem... Imperdível ! Não deixe de assistir !  Clique aqui

4) Assista ao vídeo com  o  Presidente do Uruguai, José Pepe Mujica.  Conheça esse político honesto e ouça seu discurso na Rio + 20 sobre sustentabilidade. Ele ainda mora em sua pequena fazenda, em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, a capital. Acaba de ser apontado como o presidente mais pobre do mundo. Clique aqui. Vale a pena ! 

5) Rio+20: documento final desagrada Cúpula dos Povos, a voz da sociedade civil na Conferência da ONU.  Veja neste blog.  Clique aqui

6) Conferência Rio+20: imagens fantásticas de golfinhos salvos na Praia de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro. Clique aqui. 
7) Conheça A Primeira Usina de Ondas do Brasil, que Funciona no Ceará. Fontes de Energias Limpas, Renováveis, Inteligentes     Clique aqui
8) Imagens Fantásticas do Planeta Humano pela Rede de TV BBC de Londres.  Vídeo com fantásticas imagens do nosso Planeta que expressam uma celebração da relação entre a humanidade e a naturaza. É uma verdadeira epopéia da relação homem  vs.   natureza.
Clique aqui
9) Na mesma postagem assista ao vídeo com  belas imagens  de um discípulo homenageando seu Mestre: Sathaya Sai Baba. Legenda em português.

Amplie seus conhecimentos sobre meio ambiente e  sustentabilidade.Veja neste blog  postagens sobre:

1) 5 de Junho,  Dia Mundial do Meio  Ambiente Clique aqui

2) 22 de Março, Dia Mundial da Água, substância indispensável à existência da vida, e que está desaparecendo por conta da poluição ambiental . Clique aqui
3)  Conheça os biomas do Brasil e saiba mais  sobre a  nossa biodiversidade.
Clique aqui
Referências e Sites acessados em 9 de Fevereiro de 2012 
O Futuro: vídeo com a jovem   que discursou na abertura da Rio +20 
Site da Conferência Rio +20
http://www.rio20.info/2012/
Objetivos e temas da conferência
http://www.rio20.info/2012/objetivos-e-temas
http://www.rio20.info/2012/economia-verde
A Usina de Belo Monte - Linha do Tempo (do início da construção aos dias atuais) http://www.blogbelomonte.com.br/usina-belo-monte/
http://www.blogbelomonte.com.br/
Site do Ecosenado, com um vídeo que exibe a votação do Novo Código Florestal Brasileiro na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal.
http://www.senado.gov.br/noticias/tv/programaListaPadrao.asp?txt_titulo_menu=Ecosenado&ind_programa=S&cod_programa=1
Site da Plastivida
http://www.plastivida.org.br/2009/Default.aspx 

4 comentários:

  1. bem completo legal !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, anônimo(a) ! Volte sempre !
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. A rio +20 foi um evento que teve pouco proveito por parte dos governantes dos EUA e da União Européia!! Eles querem empurrar os problemas ambientais com abarriga!!!Talvez quando começarem realmente a dar valor nisso JÁ SEJA TARDE MAIS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Renata
      Não fosse pela participação da sociedade civil, a Conferência teria sido um fracasso.
      Forte abreaço e volte sempre ao nosso blog

      Excluir

Poste seu comentário sem palavrões ou ofensas. Obrigada